Etapa

Castelo de Paiva > CPDFN

GRANDE ROTA DAS MONTANHAS MÁGICAS

280KM DE PURA EVASÃO!

Percorrer a Grande Rota das Montanhas Mágicas é sinónimo de desafio e simultaneamente de libertação. A cada passo dado, por trilhos e veredas, entre planaltos e vales onde o tempo passa devagar, encontramos uma ruralidade e gastronomia apaixonantes, apenas comparáveis com as paisagens que nos envolvem.

Etapa

Castelo de Paiva Centro de Promoção do Desporto Fluvial e de Natureza

Distância
9.4km
Duração
1 a 2 horas
Desnível
+385m
Desnível
-330m

Descrição

Das paisagens singulares e inspiradoras dos vales do Douro, Paiva e Arda, onde se enquadram as tradicionais quintas de vinhos verdes, ao património histórico-cultural do Couto Mineiro do Pejão, passando pela notável biodiversidade do vale do Paiva e pela extraordinária coleção de fósseis vegetais do carbonífero, com cerca de 300 milhões de anos, Castelo de Paiva é um município com muito para desvendar. A GR60 permite a descoberta de uma parte significativa deste património, promovendo o acesso a locais emblemáticos, como o Largo do Conde, no Centro Histórico, onde se ergue imponente a estátua do primeiro conde de Castelo de Paiva, o Marmoiral de Sobrado, Monumento Nacional que integra a Rota do Românico, as sepulturas medievais escavadas no Penedo de Vegide, o Cais do Castelo, de onde se avista a emblemática Ilha dos Amores, ou a Ponte de Caninhas, que liga Castelo de Paiva a Cinfães, junto à foz do rio Paiva.

  • Início

    Saindo da vila de Castelo de Paiva o percurso segue para norte, em direção à margem do Douro e foz do Paiva, atravessando as aldeias de Vale da Moita, Leiros, Moimenta e Castelo. A ligação ao concelho de Cinfães é feita pela Ponte de Caninhas, o último atravessamento entre concelhos antes da foz. Já em Cinfães, no lugar de Escamarão, o percurso sobe as encostas do rio Paiva por estradas secundárias asfaltadas e calçadas de granito. Nesta zona o casario é disperso e há ainda muita atividade agrícola nestas encostas. Há uma forte interação com a população local e vários pontos de apoio. Atravessam-se as aldeias de Couto, Fonte Coberta e finalmente chega-se ao Centro de Promoção do Desporto Fluvial e de Natureza, instalado no edifício da antiga escola primária de Covelo.

  • Destaques

  • Regras e Recomendações

    Siga as regras e Recomendações da Grande Rota Pedestre das Montanhas Mágicas. Consulte aqui.

Detalhes da Etapa

  • Início Castelo de Paiva Obter direções
  • Fim Centro de Promoção do Desporto Fluvial e de Natureza Obter direções
  • Distância 9.4km
  • Duração Média 1 a 2 horas
  • Desnível + 385m
  • Desnível – 330m
  • Nível de Dificuldade Fácil
Filtros de Pesquisa