Etapa

Sever do Vouga > Felgueira

GRANDE ROTA DAS MONTANHAS MÁGICAS

280KM DE PURA EVASÃO!

Esta é a rota de eleição para quem deseja conhecer os seus limites, um segredo bem guardado para os amantes de BTT. Nela encontrará inúmeros locais de contemplação, onde poderá repousar a vista e escutar o som das montanhas, onde cada vale esconde um segredo e cada aldeia uma tradição.

Etapa

Sever do Vouga Felgueira

Distância
27.4km
Duração
3 a 4 horas
Desnível
+1120m
Desnível
-605m
Setor 12

Sever do Vouga Felgueira

Capital portuguesa do mirtilo, Sever do Vouga é, também, um município amplamente reconhecido pelos seus notáveis recursos naturais e histórico-culturais. Abrangendo uma área muito significativa da serra do Arestal e do vale do rio Vouga, o município possui algumas das mais interessantes cascatas do país, bem como inúmeras linhas de água com ótimas condições para a prática de desportos de natureza e aventura. A Ecopista do Vouga, a Ponte do Poço de S. Tiago, os miradouros sobre a costa atlântica, e o rico e preservado património megalítico, constituem alguns dos seus principais atrativos. Seja qual for a direção que tomar (a partir do centro de Sever do Vouga) aproveite para fazer uma visita ao Parque Municipal, ao Museu Municipal e à Casa do Artesão. Pelo caminho encontrará motivos de sobra para se desviar um pouco da GR60 e contemplar majestosas cascatas, ruínas de antigas explorações mineiras, parques de lazer, miradouros e monumentos megalíticos.

  • Início

    Saindo de Sever do Vouga para o lado oeste, o percurso toma a direção das minas do Braçal. Segue para norte ao longo do rio Mau, passando nas aldeias de Folharido e Silva Escura. Abandona depois o vale do rio Mau e segue por estradões florestais até Bouças. Desce depois até à cascata da Fílveda e segue para Dornelas. O parque de N. Sra. da Saúde, em Gestoso, já no concelho de Vale de Cambra, é um bom ponto de apoio. O percurso passa depois nas aldeias de Chã, Currais e Falcão, recorrendo sempre a estradas secundárias ou caminhos florestais. A chegada à Felgueira, fim de etapa, é feita por uma zona inóspita que é atravessada por um longo estradão.

  • Destaques

  • Regras e Recomendações

    Siga as regras e Recomendações da Grande Travessia das Montanhas Mágicas. Consulte aqui.

Detalhes do Setor

  • Início Sever do Vouga Obter direções
  • Fim Felgueira Obter direções
  • Distância 27.4km
  • Duração Média 3 a 4 horas
  • Desnível + 1120m
  • Desnível – 605m
  • Nível de Dificuldade Difícil