Voluntariado

A Grande Rota das Montanhas Mágicas é uma estrutura pública e, como tal, todos têm um papel a desempenhar na preservação e conservação do seu traçado, bem como do património natural e histórico-cultural da sua envolvente.

Não provocar dano nos trilhos, na sinalética instalada ou no património envolvente é um princípio básico, que todos devem respeitar.

Mas há muito mais que pode ser feito, para que a GR60 seja uma rota orientada pelos princípios de uma gestão e manutenção sustentáveis.

A breve prazo a ADRIMAG, com o apoio dos seus parceiros, procurará criar um plano que inclua a realização de ações de proteção e conservação da biodiversidade e geodiversidade existentes ao longo da GR60, especialmente em zonas mais sensíveis da Rede Natura 2000 e do Arouca Geopark Mundial da UNESCO.

Estas e outras ações serão devidamente calendarizadas e, tanto pessoas singulares de qualquer idade, como associações, empresas ou outras entidades, poderão dar o seu contributo para a sustentabilidade deste projeto, participando nessas ações de forma voluntária.