O que é a GR60?

O que é a Grande Rota das Montanhas Mágicas GR60?

A GR60 – GRANDE ROTA DAS MONTANHAS MÁGICAS (GRMM) – é um percurso circular que se desenvolve ao longo dos maciços da Gralheira (serras da Freita, Arada e Arestal) e do Montemuro, entre os rios Douro e Vouga. Atravessa a área geográfica de 7 municípios do centro/norte de Portugal – Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra, bem como 4 sítios da Rede Natura 2000 – Serras da Freita e Arada, serra do Montemuro, rio Paiva e rio Vouga, e 1 Geoparque Mundial da UNESCO – o Arouca Geopark.

Desenhada para ser percorrida a pé ou de bicicleta, a Grande Rota das Montanhas Mágicas, tem uma extensão total de 275km na vertente pedestre, distribuídos por 14 etapas diárias, e de 280km na vertente de BTT, divididos em 8 etapas.

Atravessando um vasto território, com características geomorfológicas únicas, a GR60 permite conjugar o prazer de andar a pé e de bicicleta, com a paixão pela descoberta de paisagens, lugares e patrimónios singulares, entre os quais se destacam rios e vales, cascatas, lagoas, albufeiras, bosques, florestas e sítios de interesse geológico.

Ao longo do traçado da GR60, ou à distância de um pequeno desvio, o visitante terá oportunidade de imergir na história e cultura locais, palmilhando as ruas de típicas aldeias de montanha, visitando monumentos medievais, centros históricos, oficinas de artesanato, museus e centros de interpretação. Algumas das melhores experiências de partilha e convívio não poderão deixar de ser vividas à mesa, onde se alia a hospitalidade e o melhor da gastronomia e vinhos da região.

Desenvolvendo-se, na maior parte da sua extensão, em trilhos rurais e de montanha, a GR60 não só desvenda algumas das mais surpreendentes paisagens das Montanhas Mágicas, como constitui uma forma saudável, revitalizante e ambientalmente sustentável de explorar alguns dos principais atrativos turísticos deste território.

Viva quilómetros de aventuras!

Atreva-se!