Como chegar e como se deslocar

Como chegar às Montanhas Mágicas?

Para aceder à GR60 precisa de se deslocar até às Montanhas Mágicas®, território que se localiza no centro/norte de Portugal continental, entre os rios Douro e Vouga, abrangendo a totalidade do maciço da Gralheira (serras da Freita, Arada e Arestal) e grande parte do maciço do Montemuro (serra do Montemuro).

Composto por 7 municípios, localizados nas proximidades de alguns dos principais centros urbanos do norte e centro do país – Porto, Aveiro, Viseu e Vila Real – o território é servido pelo aeroporto do Porto – Francisco Sá Carneiro – e por uma boa rede viária que permite, quer o acesso em viatura própria, quer a ligação via transportes públicos ou transfers, a partir da linha ferroviária do litoral. (Consultar tabela de transportes públicos disponível brevemente)

  • Se viaja de avião

    Dada a proximidade ao Porto, o território é essencialmente servido pelo aeroporto Francisco Sá Carneiro. O Aeroporto de Lisboa também é uma opção, apesar das soluções de ligação via transportes públicos serem menos flexíveis e abrangentes.

    Grande parte das capitais europeias são servidas com voos de ligação aos aeroportos do Porto e Lisboa, com uma duração média de entre 1h30 a 3h/4h.

  • Se viaja de carro

    A viatura própria ou alugada é a melhor opção de transporte até ao território Montanhas Mágicas®. Depois de chegar, caso deseje dispensá-la, poderá contar com a oferta de serviços de táxis e transfers que a rede de parceiros locais disponibiliza. A rede de transportes públicos em autocarro, apesar de existir, é mais escassa e menos flexível na ligação entre os diversos municípios.

    Consulte aqui as opções de aluguer de viaturas para se deslocar dos aeroportos do Porto e Lisboa, ou das estações de comboios, até ao território Montanhas Mágicas.

    Como chegar a partir do Porto

    Existem várias alternativas dependendo da porta de entrada que escolheres.

    Distâncias a partir do Porto:

    • Castelo de Paiva: 55 km
    • Vale de Cambra: 66 km
    • Arouca: 72 km
    • Cinfães: 82 Km
    • Sever do Vouga: 83 km
    • São Pedro do Sul: 122 Km
    • Castro Daire: 155 km

    Porta de entrada: Castelo de Paiva

    Segue pela A4 para a R. do Miradouro/N319. Toma a saída 10 na A4. Segue pela saída 10 para a N319 em direção a Baltar/Parada. Continua pela N319. Segue pela N106-3, N106 e Variante à N224 para Castelo de Paiva.

    Porta de entrada: Arouca

    A partir do Porto, segue pela A4 e A20 para a A32 em Aveiro. Toma a saída 4 na A32. Depois de 39 Km segue pela N326 e variante à N326 para Arouca.

  • Se viaja de comboio

    O comboio é das opções mais económicas e ambientalmente mais sustentáveis, de viajar. A única desvantagem é que as estações mais próximas das Montanhas Mágicas® – Aveiro, Ovar, Espinho e Porto – ficam em média, a 40/50km distância. Para quem viaja de longe pode ser uma excelente opção, complementada com o aluguer de viatura, transfers, ou transporte público (autocarro, quando disponível).

    • Consulte os horários dos comboios.
    • Consulte aqui e aqui as opções de aluguer de viaturas.
    • Consulte a disponibilidade de transportes públicos (brevemente).
    • Consulte a oferta de transfers (brevemente).

  • Se viaja de autocarro

    É possível viajar de autocarro a partir de vários pontos do país, até às Montanhas Mágicas®, e fazer algumas ligações internas entre os municípios do território. A Rede Transdev, dispõem de autocarros com excelentes comodidades, que permitem desfrutar da viajem despreocupada e confortavelmente. O único senão reside no facto de ser um transporte mais demorado e com limitações de horários e de ligações entre localidades, no que toca às deslocações internas.

Como se deslocar nas Montanhas Mágicas?

A viatura própria é o meio de transporte preferencial para se deslocar no território. Contudo, se necessita dos serviços de transfers, táxis ou transportes públicos, quer ao longo do percurso da GR60, quer noutras situações específicas, como são os casos das deslocações de e para os aeroportos ou estações de comboios, saiba que pode encontrar essas ofertas no território. Para o efeito sugerimos que consulte:

  • os contactos dos táxis parceiros das Montanhas Mágicas;