Etapa

Arouca > Sto. Adrião

GRANDE ROTA DAS MONTANHAS MÁGICAS

280KM DE PURA EVASÃO!

Percorrer a Grande Rota das Montanhas Mágicas é sinónimo de desafio e simultaneamente de libertação. A cada passo dado, por trilhos e veredas, entre planaltos e vales onde o tempo passa devagar, encontramos uma ruralidade e gastronomia apaixonantes, apenas comparáveis com as paisagens que nos envolvem.

Etapa

+725m
-375m

Descrição

É na vila de Arouca que, oficialmente, começa a aventura da Grande Rota das Montanhas Mágicas. Após uma visita ao Centro Histórico, onde se ergue imponente o Mosteiro de Arouca, o percurso leva-o até ao Monte da Senhora da Mó, geossítio do Arouca Geoparque Mundial da UNESCO e ponto de interesse da Rota da Água e da Pedra (RAP) das Montanhas Mágicas. Ao longo de todo o percurso, até ao Monte de Santo Adrião, desfrutará de amplas vistas sobre os vales de Arouca e do rio Paiva.

Se seguir na direção do Merujal, a experiência será, igualmente, gratificante. Para além das magníficas vistas sobre os vales de Moldes e Arouca, um pequeno desvio levá-lo-á até à Cascata do Côto do Boi, às Pedras Cebola (Bolas Quartzodioríticas dos Viveiros da Granja) e à Senhora da Laje, já no planalto da serra da Freita.

• Início

O percurso sai do centro de Arouca para este em direção ao Monte da Senhora da Mó. A subida é exigente pois conta com alguns troços bastante íngremes, parte em caminho rural e outros em estrada asfaltada. Após a passagem na Senhora da Mó, o percurso segue por estradões florestais na linha de cumeada em direção a norte. Esta etapa passa apenas no lugar do Gamarão de cima, atravessando uma zona bastante remota e sem pontos de apoio. Apesar de atravessar uma grande mancha de floresta de produção, este percurso oferece vistas panorâmicas tanto para o vale de Arouca como para o vale do rio Paiva. A chegada ao Monte de Santo Adrião, já no concelho de Castelo de Paiva, marca o fim da etapa.

• Destaques

• Regras e Recomendações

Siga as regras e Recomendações da Grande Rota Pedestre das Montanhas Mágicas. Consulte aqui.

Detalhes da Etapa

• Início Arouca Obter direções
  • Fim Sto. Adrião Obter direções
  • Distância 14.8km
  • Duração Média 3 a 4 horas
  • Desnível + 725m
  • Desnível – 380m
  • Nível de Dificuldade Difícil

Utilize o Responsible Trails®!

Consulte os avisos, navegue e reporte qualquer problema.